A gamificação foi inicialmente conceitualizada por Charles Coonradt em seu livro de 1984, "The Game of Work". Muitos consideram o trabalho de Coonradt como o precursor da gamificação moderna no ambiente de trabalho.
Gamificação é essencialmente a adição de um elemento de competição. Ela pode incentivar e motivar, sendo comumente utilizada no ambiente corporativo e em plataformas voltadas para o consumidor. No setor jurídico, o uso de gamificação tem promovido o aumento da eficácia dos funcionários, e vários escritórios de advocacia começaram a implementar versões dela.
Diferentes tipos de gamificação podem incluir uma competição interna em um escritório de advocacia para registrar mais horas faturáveis ou para reter novos clientes, monitorados por um painel ou ranking visível aos membros do escritório (ou restrito com base em senioridade, cargo e similares). Os associados, por exemplo, poderiam ser incentivados a se destacar para ingressar na trajetória de sócio.
Escritórios de advocacia que ainda não exploraram a gamificação devem considerar seus benefícios potenciais, que abordaremos neste artigo.
Gamificação pode melhorar a operação de escritórios de advocacia
A gamificação é frequentemente utilizada para tirar os profissionais de suas zonas de conforto, ajudando-os a desenvolver novas habilidades e interagir de maneira benéfica com outros membros do escritório. A gamificação oferece incentivos — como reconhecimento dentro do escritório — a advogados e outros funcionários. Isso pode promover a eficiência e o trabalho em equipe enquanto os colaboradores buscam um objetivo comum: aumentar a lucratividade do escritório.
Em seu artigo “7 Examples: Put Gamification to Work,” (7 Exemplos: Coloque a Gamificação para Trabalhar, em tradução livre), Debra Donston-Miller relata que as empresas utilizam a gamificação há anos, especialmente em recursos humanos e treinamento — ajudando profissionais a realizar tarefas monótonas.
Além disso, novos funcionários podem achar as funcionalidades de gamificação interessantes durante o treinamento e o processo de integração, com tutoriais ou tarefas de treinamento oferecendo recompensas extrínsecas ou intrínsecas.
Escritórios modernos esperam que seus advogados atualizem continuamente seus conhecimentos técnicos. Ter uma infraestrutura tecnológica gamificada pode ajudar a atrair jovens talentos com novas habilidades técnicas, e um curso/programa gamificado pode ajudar os funcionários existentes a se atualizarem com os novos desenvolvimentos.
Rankings e medições de desempenho são muito populares no setor jurídico. Como a gamificação usa rankings divulgados para estimular comportamentos e resultados positivos, ela é uma excelente ferramenta de incentivo para advogados, motivando-os a desempenharem o seu melhor.
Tarefas legais monótonas são alvos ideais para a gamificação. A gamificação também pode ser usada para incentivar o cumprimento pontual das cobranças, oferecendo reconhecimento a advogados que enviam seus registros de tempo rapidamente e alcançam as metas diárias/semanais/mensais de horas faturáveis. Além disso, escritórios de advocacia podem usar a gamificação para premiar bônus de final de ano.
Dicas para Implementação Bem-Sucedida da Gamificação
Para implementar a gamificação, os escritórios de advocacia devem, primeiro, identificar seu público-alvo — quem participará da gamificação? Usuários diferentes podem ter motivações diferentes. Conhecendo o público-alvo, o escritório pode criar programas de gamificação eficazes.
A gamificação também deve ser implementada conforme as metas do escritório. Para garantir que a implementação apoie os objetivos principais, os escritórios devem configurar procedimentos de avaliação de desempenho. Acompanhar e relatar os indicadores de avaliação pode mitigar problemas durante o período de adaptação após a implementação.
Soluções de cobrança e controle de tempo, como o Bilr, combinam recursos de gamificação com indicadores chave de desempenho. Esses indicadores são codificados por cores nos painéis de controle dos advogados. Por exemplo, o Bilr utiliza as seguintes combinações de cores:
- Vermelho para desempenho ruim.
- Amarelo para desempenho regular.
- Verde para bom desempenho.
Dentro da plataforma Bilr, advogados com desempenho ruim têm um lembrete constante visível em seu painel, informando que não estão atingindo suas metas.
É possível analisar métricas gerais do escritório ou até comparar diferentes profissionais entre si ou com o grupo como um todo. Isso permite à gestão ver quais advogados estão atingindo suas metas e se destacando.
A Gamificação é boa para escritórios de advocacia?
A gamificação representa uma perspectiva de negócios empolgante para os escritórios de advocacia. Ela motiva advogados e funcionários a alcançarem mais. A experiência de gamificação permite que os advogados se familiarizem com processos de negócios, inclusive com aqueles que antes eram difíceis para eles, como o desenvolvimento de novas tecnologias. Cada vez mais escritórios de advocacia estão implementando diferentes tipos de gamificação, já que a natureza competitiva da profissão jurídica a torna um ajuste ideal.