Advogados ao redor do mundo conhecem muito bem a dificuldade de registrar o seu tempo de trabalho corretamente. Na verdade, uma das principais razões para os advogados deixarem a profissão é o estresse causado pelo constante acompanhamento de horas trabalhadas e faturamento. Para muitos advogados, a questão é simples: "Como posso melhorar o meu processo de registro, controle de tempo e faturamento?"
Bom, existem várias maneiras de fazer isso, mas tudo começa com o uso de uma solução adequada — um software em nuvem para escritórios de advocacia, por exemplo. Um software de controle de tempo e faturamento para advogados é um bom ponto de partida e é ideal que ele tenha recursos que envolvam diversos temas — desde o gerenciamento de casos, contabilidade fiduciária até a aceitação de pagamentos online.
Há várias opções de LegalTech disponíveis no mercado que oferecem tais recursos. No entanto, para tomar uma decisão bem informada, é importante ter o conhecimento necessário para fazer as perguntas certas. Isso ajudará a encontrar e avaliar o software ideal para o seu escritório.
Sem mais delongas, vamos analisar os pontos a considerar ao escolher um software de faturamento para advogados.

Por que usar um software de faturamento para advogados?
A maioria dos escritórios de advocacia cria e envia suas faturas digitalmente, com poucos ainda criando faturas físicas para enviar pelos correios. Tornou-se comum no setor jurídico que os advogados criem faturas eletrônicas em formatos como LEDES, PDF, entre outros. Esses tipos de faturas também são frequentemente criados ou enviados por meio de soluções como LawPay e QuickBooks, permitindo pagamentos online por cartão de crédito e débito.
A fatura eletrônica, ou e-billing, chegou para ficar e é uma parte fundamental de qualquer software de faturamento para advogados. Padrões como LEDES e UTBMS se tornaram amplamente adotados, promovidos por empresas e escritórios de advocacia que colaboram para criar códigos de faturamento e formatos de faturas padronizados, permitindo que o software jurídico detecte facilmente as faturas, os tipos de taxas e desembolsos.
Usar um software de controle de tempo e faturamento deixou de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Se você tem clientes com diretrizes de faturamento específicas ou requisitos de formato de fatura, passa-se a ser imprescindível.
Escritórios de advocacia ao redor do mundo perdem, em média, de 6 a 11% em cada fatura enviada a um cliente com diretrizes de faturamento rigorosas. Isso por causa de erros simples que não são detectados antes do envio da fatura, além de dificuldades em cria-las em formatos como o LEDES. Erros como esses levam as faturas a serem ajustadas ou rejeitadas pelos clientes. Portanto, um software de faturamento moderno deve oferecer conformidade com diretrizes de faturamento, utilizando auxílio de IA, aprendizado de máquina e resolvendo esse problema de forma definitiva — melhorando a lucratividade e garantindo a conformidade dos escritórios que o utilizam aos mais altos padrões exigidos.
Outro motivo para considerar o uso de um software de faturamento para advogados inclui a importância de modernizar o processo de controle de tempo.
Billing solutions such as this not only makes time tracking easier, it also allows you to create invoices in a fraction of the time that you'd spend if done manually or without an equivalent legal billing software. This ultimately leads to being paid faster, or at least enabling you to cut down the time spent creating invoices and dealing with matter management and document management.
Soluções de faturamento como essa não apenas facilitam o acompanhamento de tempo, mas também permitem criar faturas em uma fração do tempo que você gastaria se fosse feito manualmente. Isso leva a um pagamento mais rápido ou, pelo menos, reduz o tempo gasto criando faturas e lidando com o gerenciamento de assuntos e documentos.
E o que você deve considerar ao escolher um software de faturamento para o seu escritório?
Escolher o software de faturamento ideal não é uma tarefa fácil, e essa escolha não deve ser feita com pressa.
Procure a melhor solução para o seu escritório, tanto em termos de recursos oferecidos, preço, disponibilidade de suporte, e mais. Também é preciso saber se você gostaria de acessar o software em dispositivos móveis — nesse caso, a solução ideal deverá ser compatível com Android e IOS.
Aqui estão dez pontos em que você deve ter atenção ao escolher um software de faturamento para advogados:
- Qual é o preço do software de faturamento?
- Há um período de teste? E se houver, qual é a duração?
- Onde posso acessar o software de faturamento (PC, Mac, iOS, Android etc)?
- Existem limitações de armazenamento para documentos, casos ou outros itens?
- Como é a disponibilidade de suporte do software de faturamento?
- Como posso receber pagamentos dos clientes (LawPay, Plaid, PayPal etc)?
- Quais softwares de contabilidade de terceiros posso integrar (Sage Intacct, QuickBooks etc)?
- Quais formatos são compatíveis com o software de faturamento (LEDES, UTBMS, LSS etc)?
- Como é a capacidade de relatórios de dados e análise do software de faturamento?
- O software de faturamento passou por auditorias de segurança de terceiros?
Estas são algumas considerações e perguntas que consideramos importantes. Seu escritório pode ter requisitos específicos, e isso é perfeitamente normal. Cada escritório de advocacia tem necessidades únicas ao escolher ou buscar um software de faturamento.
Qual software de faturamento para advogados é o melhor?
Como mencionamos, cada escritório de advocacia terá requisitos diferentes, mas acreditamos firmemente que o Bilr é a melhor solução do mercado. Obviamente, estamos sendo imparciais — já que este é o nosso produto. Porém, ao olhar para nossa lista de recursos e preços, e compará-los com outros softwares de controle de tempo e faturamento, você verá que o Bilr se destaca.
Não só oferecemos recursos como a revisão automática de faturas com inteligência artificial e machine learning e controle de tempo por voz, como também temos preços competitivos por usuário, por mês, com possibilidade de diminuição do valor por usuário de acordo com o número de advogados no seu escritório.
Importante: nossos preços abarcam todas as funcionalidades contratadas. Não acreditamos em diferentes níveis de assinatura, com recursos restritos por paywalls. Em vez disso, o que você contrata é o que você recebe. Todos os recursos do Bilr estão disponíveis para todos os usuários pagantes, incluindo nosso aplicativo móvel para iOS e Android, além de importações para o Bilr dos dados do software que você eventualmente usa.
Com o Bilr, você pode criar facilmente faturas em vários formatos, incluindo, mas não se limitando, a LEDES, PDF e LSS. Ao utilizar nosso software você garante a conformidade com as diretrizes de faturamento dos seus clientes com nosso módulo de aprendizado de máquina e melhora a sua lucratividade em 6-11% ao reduzir as ocorrências de faturas retornando para você com itens removidos ou reduzidos.
Além disso, é possível comparar o desempenho dos seus advogados e entender quem está se saindo bem e quem não está, ver como suas filiais e áreas de prática estão se saindo em relação umas às outras e definir metas de faturamento para seu escritório, advogados e departamentos específicos da sua prática jurídica.
Você também receberá notificações quando os advogados estiverem acima ou abaixo do desempenho esperado e fornecerá uma maneira fácil para eles acompanharem seu próprio desempenho, ajudando a motivá-los e levando a um aumento geral da eficiência do escritório de advocacia.

Solicite uma demonstração do nosso software de faturamento para advogados
Gostou da ideia de testar o Bilr? Solicite uma demonstração ou um teste gratuito de 7 dias do nosso software de faturamento, desenvolvido tanto para escritórios pequenos quanto grandes. Para perguntas mais detalhadas, recomendamos agendar um horário com um dos nossos especialistas, que ajudará a guiá-lo pelo nosso software de faturamento, discorrerá sobre a proposta do Bilr e esclarecerá quaisquer dúvidas que você tenha.